setembro 09 2015 0comment

Conheça os diversos tipos de iluminação

Na hora de montar o projeto arquitetônico é importante considerar que tipo de iluminação seu imóvel irá receber. Para isso, conhecer os diversos tipos iluminação para identificar aquele que mais atende suas necessidades.

A primeira escolha está em definir se a fonte desta iluminação será natural ou artificial.  Mas se a opção for trabalhar com as artificiais, outros pontos precisam ser considerados:

  1. Iluminação Geral. Esta se refere a que é distribuída de forma regular por todo o quarto. No caso em que seja natural deve se localizar, através do espaço, vários conjuntos de janelas ou aberturas por onde a luz possa entrar, distributivamente. Caso seja artificial, trata-se apenas da colocação de abajures em locais estratégicos para conseguir tal objetivo.
  2. Iluminação Pontual ou Acentuada. Utiliza-se este tipo de iluminação quando se deseja iluminar um determinado objeto ou espaço. Geralmente, trata-se de acessórios decorativos ou simplesmente de algum móvel ou área especial. Esta é artificial e se realiza com ajuda de abajures ou focos com maior intensidade, ou maior número destes na direção do objeto ou área determinada.
  3. Iluminação Direta. Geralmente, ilumina-se com a ajuda de abajures de parede, ou de teto e mesa. Caracteriza-se por proporcionar luz brilhante em áreas específicas, nas quais se realiza alguma atividade.
  4. Iluminação Semidireta. Combinação de luz direta aplicada a uma determinada área, junto com o reflexo da mesma ou outra luz sobre os elementos do quarto.
  5. Iluminação Indireta. É meramente decorativa. Apesar de fornecer luz para o espaço procura muito mais criar um determinado tipo de ambiente para o quarto. É formada por iluminação bastante básica sobre uma área ampla.
  6. Iluminação Difusa. Geralmente direciona-se 50% para o teto e através do reflexo desta em outra porcentagem direciona-se para um espaço que se deseja iluminar, proporcionando uma sensação de monotonia sobre toda a superfície.

adove